domingo, 7 de fevereiro de 2010

Carta de Salvador



O Fórum Nacional de Federações e Executivas de curso (FENEX) se constituiu/constitui um espaço importante na história do movimento estudantil. Muitas lutas foram articuladas e impulsionadas a partir deste Fórum, como o movimento de greve em 2004, a frente de lutas contra a reforma universitária, a Campanha contra Criminalização dos Movimentos Sociais, a Campanha contra as FEDP´s, entre outros. Pelo histórico vitorioso de lutas e pela possibilidade de articulação das Federações e Executivas de curso, na conjuntura, o FENEX é afirmado como um importante espaço no processo de reorganização do movimento estudantil.
No último período muitas Federações e Executivas de curso passaram por um processo de reorganização interna, esse foi um dos fatores que dificultaram tanto a qualidade da discussão e dos encaminhamentos dos últimos FENEX (ES, SSA), quanto a garantia da realização do mesmo, onde desde Fevereiro de 2009 não era realizado. Uma outra problemática para a garantia do espaço é forma de articulação/organização para a realização do mesmo, onde a falta de um calendário, a dificuldade de comunicação na lista ENEX, falta de certeza na convocação do espaço e dificuldade de articulação das pautas foram fatores que contribuíram para dificultar a garantia do Fórum. Por conta dos problemas identificados e por entender a importância do espaço para a articulação das lutas do Movimento Estudantil, é convocada uma reunião entre Executivas no XXX Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física. Nesta estiveram presentes a EXNETO, EXNEEF, ENEENF, ENEN, ENEFI, ENECOS onde desta foi auto convocado um FENEX a ser realizado nos dias 29 e 30 de agosto, em Salvador.
Neste FENEX, com a presença da ExNEEF, ENEENF, ENECOS, DENEFONO, FENECO, FEAB, ABEEF, DENEM, ENEN, EXNEL, representação da FEMEH, ENEFI, EREGENE, FEMEH, ENEBio e ExEQui reafirmamos a importância e necessidade do espaço na atual conjuntura do M.E bem como a necessidade de superação das problemáticas levantadas. Identificamos que um elemento importante no processo de avanço nas lutas do Movimento Estudantil é a necessidade de ampliar o número de Executivas e Federações no Fórum. Por isso convocamos as Executivas e Federações a participarem do FENEX, que se realizará na primeira quinzena de outubro de 2009 em Curitiba, a se somarem na construção deste importante espaço a fim de que assim possamos potencializar as lutas.

Salvador, 30 de agosto de 2009.

*Fórum de Executivas e Federações de Curso - FENEX

2 comentários:

  1. VCS TEM NUMERO DE TELEFONE EMAIL E OUTROS CONTATOS PRECISAMOS FALAR URGENTE COM VCS E NÃO ESTAMOS CONSEGUINDO ACHAR MILITANTES SEUS PARA CONTATO.
    Grata
    Camila
    CALET/UnB
    exnel-Executiva finanças Centro-Oeste me respondam no email:camilinhaaquino1@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Prezados, 
    Apresento abaixo os documentos que dão sequencia a Luta da DIGNIDADE dos Bacharéis em Direito, que entendo serem de importância e relevância para divulgação. 

    1 - O documento “A Luz do que aí esta sou Doutor – Publicada”,http://pt.scribd.com/doc/142004947/A-Luz-do-que-ai-esta-sou-Doutor- ... , onde estamos acintosamente provocando o Ministro de Estado da Educação, o Ilustríssimo Sr. Aloízio Mercadante, a envidar esforços, no sentido de que a Autoridade Institucional de seu Ministério seja, em plenitude, Reconhecida e Respeitada. 
    Tal, parte da premissa, de que fatos incontestáveis, colocam a Ordem dos Advogados do Brasil, em superioridade Institucional, algo, que subverte, em essência, o Direito Constituído, onde a SOBERANIA do Estado Democrático não pode, não deve, se quer, ser arranhada, por um Órgão Institucional não vinculado hierarquicamente, nem administrativamente, ao Estado Brasileiro. 

    2 - o documento “Porque Sou Doutor Em Direito de Merda”,http://pt.scribd.com/doc/142382500/Porque-Sou-Doutor-Em-Direito-de- ... , onde estamos avaliando a Ementa 003 2013 SCA do CF OAB, quanto ao uso banalizado da Titularidade de Doutor, onde presumíveis referenciais corporativistas, indecorosos, imorais, ilegítimos e ilegais, A "pseudo-fundamentam". 

    3 - O Documento “Porque Sou Doutor Em Direito de Merda II”,http://pt.scribd.com/doc/143603634/Porque-Sou-Doutor-Em-Direito-de- ... , onde estamos apresentando a importância, e relevância, dada à questão de Falsa Titularidade, pelo Conselho Nacional de Justiça, que de forma clara, coloca todos os esforços feitos como infrutíferos, sem no entanto, deixar de cobrar do Ministro de Estado da Educação uma postura compatível à sua Autoridade Institucional, que deve ser Preservada, e Respeitada.

    4 - O Documento “Porque Sou Doutor Em Direito de Merda III”,http://pt.scribd.com/doc/144681062/Porque-Sou-Doutor-Em-Direito-de- ... , onde estamos apresentando a importância, e relevância, dada à questão de Falsa Titularidade, pelo Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro, mormente, as Autoridades Institucionais de Poder de Polícia Civil, que de forma clara, coloca todos os esforços feitos como infrutíferos, sem no entanto, deixar de cobrar do Ministro de Estado da Educação uma postura compatível à sua Autoridade Institucional, que deve ser Preservada, e Respeitada.

    5 - O documento “Porque sou Doutor em Direito de MERDA IV”,http://pt.scribd.com/doc/145142900/Porque-Sou-Doutor-Em-Direito-de- ... , onde estamos, mais uma vez, provocando o Excelentíssimo Ministro de Estado da Educação, a AGIR pela Respeitabilidade às Decisões, às Responsabilidades, e às Atribuições de seu Ministério, que tem o condão de Representar o Estado Brasileiro internamente, e externamente, a tudo que for relacionada à Educação de Nível Superior. 

    6 - O documento “Sugestão de Ação no RESGATE da Credibilidade”,http://pt.scribd.com/doc/145276286/Sugestoes-de-Acao-no-RESGATE-da- ... , onde estamos sugerindo ao Excelentíssimo Ministro de Estado da Educação, ações que venham a resgatar a Credibilidade e Respeitabilidade do Estado da República Federativa do Brasil, através de seu Ministério. 

    Abraços, 
    Plinio Marcos

    ResponderExcluir